sábado, 15 de outubro de 2011

Dia dos professores...um desabafo!

Gente, hj o papo é sério e é bravo. Hj é dia dos professores, mas acho que não temos mto o que comemorar né?

Vc liga a tv, coloca no jornal, vê TODOS os dias um caso de crime, desses bem cabeludos, praticado por algum adolescente e morre de preocupação com o futuro, que afinal será formado por essas "gerações"?
E pior ainda, se vc é professor (a) e trabalha com crianças/adolescentes principalmente do ensino público e tem que conviver com os maiores absurdos de falta de respeito, de educação, de consideração, de noção (acrescente mais qtos "ãos" vc quiser...) por parte deles, seja sincero... vc ainda consegue ter fé no futuro?
Pois bem, eu estou perdendo a minha. Primeiro, estou perdendo a minha paixão por ensinar pq os jovens de hj em dia acham que não precisam mais ser ensinados e que professores são uns chatos que recebem pra encher o saco deles 5 dias por semana. Segundo, que os jovens de hoje em dia estão me fazendo ter medo do que o país pode virar em alguns anos.
Se vc não conhece ou não convive com essa realidade que estou expondo, pode achar que estou sendo extremista/pessimista, mas eu garanto que não.
Há alguns anos, qdo eu ainda fazia estágio, estava fazendo um trabalho em sala de aula, qdo um dos alunos, que devia ter uns 15, 16 anos, qdo perguntado "qual seria a profissão dos seus sonhos?" teve a CORAGEM (ou indecência) de responder com a cara mais lavada do mundo "Ladrão de carga". Juro, aquilo me baqueou e hj eu penso "não seria um aviso e eu deveria ter mudado de profissão naquele mesmo momento?" mas na época não pensei nisso... O que esperar de alguém cujo sonho é ser bandido?!
Hj eu trabalho com alunos entre 10 e 12 anos, CRIANÇAS, que deveriam estar brincando e se divertindo, sem maldade, mas na verdade estão fazendo o quê? Outro dia, meu colega da escola, professor de ciências, me contou que uma de nossas alunas de 11 ANOS DE IDADE estava conversando com as colegas e ele ouviu. O teor da conversa era o seguinte: "Pois é, eu sou puta mesmo! Adoro ser chamado de puta, piranha, vagabunda! Prefiro mto mais ser chamada de puta do que de boba!"
Quêêêê?! Peraí, para o mundo que eu não entendo mais nada!
Com 11 anos de idade eu ainda brincava com bonecas, tinha medo até de chegar perto dos meninos e professor era RESPEITADO. Hj, infelizmente, isso não existe mais.
E posso garantir pra vcs, esse tipo de jovens não tem NADA a ver com o fato de serem de classes humildes, morarem em periferia e sim com o fato de que ESTÃO REFLETINDO NA ESCOLA A EDUCAÇÃO QUE RECEBEM EM CASA.
Desculpem a sinceridade, mas essa é a verdade. Educação pública é deficiente sim, faltam materiais, faltam carteiras, falta água, as vezes falta até lanche, mas os professores continuam lá, recebendo um salário de miséria MAS dispostos a ensinarem quem quer aprender. O problema é que mtos alunos não vão a escola pra aprender! Vão pq o pai trabalha o dia td e não tem onde deixar o menino, vão pq o pai não aguenta o menino infernizando dentro de casa e o mandam infernizar dentro da escola, vão pra namorar, vão pra trocar músicas no celular com os colegas, vão pra receber bolsa escola... vão para td, menos para o que realmente precisa.
Professor não faz milagres! Como educar alguém que não recebe educação nenhuma em casa?
Outro dia, outro professor estava me contando da conversa que tinha tido com a mãe de um aluno após tê-lo mandado pra fora de sala. A mãe gritava e fazia barraco e estimulava o filho a discutir com o professor "isso mesmo, meu filho, não abaixa a cabeça pra professorzinho qualquer, não?" Isso é coisa que um adulto, ainda mais uma mãe se ensine pra uma criança?!
É por isso que a situação está tão grave, os pais são os exemplos do filho, se ele não tem bom exemplos em casa, como pode ser um bom aluno e consequentemente se tornar um bom cidadão, um bom adulto?
Pois é, gente, estou perdendo a fé nas crianças do futuro, estou perdendo o amor pela minha profissão. Estou pensando seriamente em mudar de rumo profissional pq isso não está mais me fazendo bem, mto pelo contrário. Não reclamo de salário, de falta de apoio pedagógico, nada disso, mas sim de falta de condições decentes de trabalho.
Se vc não conhece essa realidade do ensino público, meu conselho é que crie e EDUQUE mto bem seus filhos, quem sabe pais mais conscientes gerarão crianças mais interessadas e respeitosas. Se vc é professora mas vive outra realidade, levante as mãos pro céu e agradeça e dê MTO valor a sua profissão em que não precise enfrentar tds essas situações que expus pra vcs.

Há alguns anos eu enchia a boca e dizia com orgulho que eu era professora, hj sinto desgosto em ser e não tenho qualquer motivo para comemorar esse dia.

7 comentários:

  1. Nossa Lalah .. triste mesmo ..
    todas as vezes que vejo alguma reportagem sobre professores , escolas .. lembro na hora de vcs e fico com o coração na mão .. sei que muitas muitas pessoas visitam meu blog e conheço algumas que são professoras , inclusive vc, e na hora me pergunto a mesma coisa .. como conseguem aguentar tanta injustiça , descaso e falta de respeito ...
    sei que isso irá acontecer mais cedo ou mais tarde .. muitos professores estão descontentes com sua profissão e sei tb que isso acarretará conssequências graves para o futuro dos jovens , mas tb concordo que o professor tem o dever de ensinar mas tb o direito de ser respeitado ... e apoio em gênero número e grau tudo o que disse , concordo que trocar de profissão nessa hora é o mais correto a fazer ... tô com vc !!!

    FORÇA E QUALQUER COISA GRITA ...

    BJ BJ E FIQUE COM DEUS !!!

    ResponderExcluir
  2. É amiga eu ainda estou numa realidade um pouco melhor pq trabalho com crianças menores, mas ainda tenho medo do futuro, mas acho q somos vencedoras pois num país onde se prefere construir estádio para copa a investir na educação, ter coragem de ser professor é um dom!!

    E feliz dia dos professores e acima de tdo q Deus nos abençõe e guarde!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida concordo plenamente com o seu desabafo.
    Embora eu estou fora da area da educação já fui professora de cursinho alternativo alguns anos atrás.O pessoal da escola pública chega para prestar vestibular sem saber o básico.
    Como eu ficava desanimada!
    Agora inventaram o vestibular para a classe pobre!
    Que podre esse governo!
    Tem que melhorar esse ensino de quinta que é o público!
    Assim os alunos poderão competir de igual para igual!
    Além do ensino ruim há o desinteresse que vc mencionou.
    O que será do futuro?

    ResponderExcluir
  4. Lalah, é triste mas é a verdade. Tudo que vc disse faz sentido. Sei que é difícil mas não desanima... Vc pode não mudar o rumo que a sociedade está tomando mas pelo menos vc fez sua parte e algumas crianças que são educadas por vc vão se lembrar disso e terão muito orgulho de ter tido vc como educadora! Tenha fé! Bjos e Feliz dia dos Professores!

    ResponderExcluir
  5. É triste nos dias atuais ver um professor fazendo um desabafo desses.
    Um dos valores distorcidos pela sociedade foi o respeito ao professor.
    Parabéns por persistir nessa luta!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Lalah,
    Há aproximadamente um ano eu comentei no seu blog sobre um desabafo seu referente a um trabalho de seus alunos, pois fiquei meio preocupada com o vc disse chegasse aos ouvidos dos pais e eles te agredissem ou processassem. Hoje volto ao blog e eleio seu desabafo no nosso dia e concordo inteiramente com o que vc disse. Quem trabalhou em áreas de risco como eu sabe que nossa maior preocupação são com as condições de trabalho inapropriadas, a violência e a falta de perspectivas dos alunos.
    Estou fora das salas de aula há um ano. Não deu mais, simplesmente. Tiroteio praticamente todo dia na porta da escola, alunos ameaçando professores, falta de apoio das instâncias superiores, tudo isso fez com eu chegasse ao meu limite. Fico extremamente triste com essa situação, já que fiz licenciatura para ensinar mesmo, mas estou mudando de área. Desculpa o comentário enorme, mas é só pra dizer que te entendo plenamente.
    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Lalah,
    sei que, infelizmente, tudo o que você disse é a mais pura verdade. Em qualquer parte do país, o que se vê é o caos nas escolas públicas. Também fico sem esperanças em relação ao futuro, ao saber de tanta violência nas escolas e do desrespeito e falta de limites por parte das crianças e adolescentes. Parabéns a você que tem forças para trabalhar todos os dias, ainda que vivendo essa triste realidade.

    ResponderExcluir

Deixem um comentário e façam uma blogueira feliz! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...