quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Passando por um processo de financiamento

Bom dia, flores!

Hoje vou escrever sobre um processo doloroso, demorado, estressante MAS necessário pra quem quer ter seu imóvel próprio: financiamento.
Sempre que falo sobre o apê, sobre os vizinhos, algumas amigas ficam curiosas justamente com esse processo, que é sim, o mais complicado... então vou tentar ao máximo tirar dúvidas de quem está passando por isso ou pretende passar.

Em outubro de 2009 achamos o apartamento dos nossos sonhos... que não, não cabia nos nossos bolsos hehe mas era o que queríamos. Sem qq tipo de informação, procuramos a Caixa para entendermos melhor o processo de financiamento.

Já acho que fizemos errado, para mim o melhor é providenciar isso primeiro e DEPOIS com a carta de crédito, aí sim procurar o imóvel, mas vamos lá...


Seu primeiro passo vai ser reunir toda a documentação de quem for o titular do financiamento, incluindo comprovantes de renda (se for um autônomo, como no caso do meu marido, pode-se comprovar pela movimentação bancário dos últimos 6 meses) com essa documentação faz-se uma simulação e pode-se ter uma noção do valor que será liberado, valor das parcelas, MAS é só uma previsão... no nosso caso houve MTOS imprevisto, mas prepare-se para isso, eu costumo dizer que financiamento é uma caixinha de surpresa.

O segundo passo é a análise de crédito, vc vai preencher formulário, preparar mais documentações que eles vão pedir....A documentação básica a ser providenciada neste momento é comprovante de renda, certidão de estado civil, comprovante de endereço e documentações pessoais dos interessados.

Nos financiamentos é possível incluir a renda do cônjuge, do noivo ou dos companheiros em união estável que poderão compor suas rendas no pedido de financiamento. A soma das rendas obtidas será usada para calcular o percentual de comprometimento de renda. Vale lembrar que os bancos permitem a soma das rendas, mas em geral exigem um mínimo individual. Cuidado com isso, pq renda mta alta pode ultrapassar o limite (caso seja pelo Minha Casa Minha Vida) e ainda diminuir o valor do subsídeo (desconto) e aumentar o valor das parcelas.

Depois que vc tiver encontrado o imóvel,  é o momento de seu Corretor (sim, tenha sempre um de confiança, geralmente vai ser aquele que te levou pra conhecer o imóvel) levantar a documentação do imóvel, matricula atualizada, espelho de IPTU etc., e os documentos proprietários, pois esses documentos serão usados pelo seu banco para análise jurídica e viabilização da negociação. 

Aí, sente e aguarde kkkkkkkkkk verdade mesmo. Se for um imóvel novo, mtos desses documentos não estarão pronto (como no nosso caso) e só nos resta esperar, depois o seu banco deve enviar um especialista para vistoriar e elaborar um relatório de avaliação do imóvel. O valor estimado na avaliação vai servir de parâmetro para determinar o valor do seu financiamento, além de determinar se o imóvel preenche os requisitos do financiamento, como não exceder o valor limite de financiamento, etc. O corretor é muito importante neste momento pois é ele quem deve acompanhar o especialista na visita do imóvel e dar os parâmetros corretos, como valor mercadológico de imóveis adjacentes.

Com toda documentação em mãos e avaliação do especialista (normalmente um engenheiro), começa o que chamamos de análise jurídica do financiamento, pois não basta você ter condições financeiras de comprar o imóvel e este estar em linha com as especificações do financiamento. É preciso analisar se a documentação do imóvel e do vendedor estão corretas. Somente através da análise jurídica que o banco confirma que não há riscos na compra do imóvel. Isso tudo é visando uma compra limpa e segura para o cliente. Nessa parte tb só esperamos, depois é que vem a decisão.

Não havendo restrições jurídicas na análise dos documentos e na avaliação do imóvel, o seu banco aprovará a transação e emitirá um contrato particular de compra e venda com financiamento, que tem força de escritura pública. Depois que você e o vendedor assinarem o contrato, você terá de tomar as seguintes providências imediatamente:

· Pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). (Gente, isso é caro, não adianta, prepare as reservas)
· Levar o contrato para o Cartório de Registro de Imóveis para registro.

Em alguns casos pode ainda haver a espera da liberação do contrato com o vendedor, mas no nosso caso foi tranquila pois o corretor e o vendedor estavam presentes, então todos já assinaram e as chaves foram entregues ali mesmo.

Dica importante: Esse é um processo demorado, então tenha paciência. Se quiser evitar o desgaste de ter que ficar indo e voltando ao banco sempre, contrate esses pessoal de autorizada da Caixa que faz esse serviço todo pra vc. Pagamos R$ 500 a empresa, passamos td pra eles e só voltamos lá pra assinar. (Quem for aqui da cidade, me procure que eu passo qual empresa foi)

Dica importante II: Lembre-se que o seu gerente pode ter garantido que o financiamento sairia, mas não é ele quem dará a decisão final e você pode acabar tendo seu financiamento negado, ou apenas parte do valor que precisava liberado. Somente após ter tido o seu crédito aprovado é que terá certeza absoluta de quanto poderá gastar com o imóvel. Ter crédito aprovado não significa levantar o financiamento e começar a pagar as parcelas, mas apenas ter a certeza de que terá o dinheiro quando precisar, desde que, é claro sua busca pelo imóvel não demore demais e as condições de mercado não mudem significativamente.
Não confie até ter seu contrato assinado e em mãos. No final do processo, com td prontinho, já na hora de assinar, o nosso valor liberado ainda veio abaixo R$6.000,00 que tivemos que pagar a mais ao vendedor. Um susto e um sufoco! 


Em breve falo pra vcs das regrinhas chatíssimas para um imóvel ser enquadrado no Minha Casa Minha Vida, ok?


E ai, o que acharam?! Se ainda tiverem dúvidas, é só falar!




 

8 comentários:

  1. Muito bom você falar sobre esse assunto já que é importante para quem vai casar.
    No site da caixa minha simulação para um imóvel de 150000 seria 35 anos de financiamento e 15 mil de entrada.
    parece que a caixa não financia 100%.
    Minha renda tb foge do minha casa minha vida.
    Pensei que financiar era mais simples.
    Se puder passar o contato da empresa por email.

    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a Caixa e o programa Minha Casa, Minha Vida tem uma porção de regrinhas mesmo, logo eu faço um post sobre o assunto!
      Vou te mandar o email!

      Excluir
  2. Ai amei!!! Pode postar mais sobre isso quando quiser, eu não me incomodo kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lah essa parte é uma das mais chatas e nos dá uma ansiedade danada.
    Não sei se para apê as regras são a mesma que para casa, mas umas regrinhas bem chatinhas, tipo valor por metragem e tal ...
    E nós esperamos quase 6 meses para poder começar a construir até que toda a parte burocrática fosse resolvida!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amiga, nós optamos pelo consórcio. Fizemos os cálculos junto à bancos e os juros não nos agradaram. Pra você ter idéia, nosso consórcio é de 15 anos, se pagarmos a parcela do consórcio + o aluguel no mesmo valor em 15 anos, ainda economizamos quase 30% do valor que seria um financiamento. Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, é uma boa opção tb!
      O problema é que aqui as prestações em 15 anos eram bem mais altas e no tempo do financiamento (25 anos) o valor sairia mais alto do que no financiamento.

      Excluir

Deixem um comentário e façam uma blogueira feliz! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...