sexta-feira, 16 de março de 2012

Um longo desabafo.

Se vc quiser realmente ler o post até o fim, tenha paciência pq ele é grande. Mas leia, pq tb é importante.


Dizem que nada melhor que falar sobre um problema para conseguir resolvê-lo. Então hj resolvi abrir meu coração sobre um problema que guardo somente para mim e para as pessoas mais chegadas, na esperança de que vcs me ajudem com palavras de incentivo/otimismo e que com meu desabafo, quem sabe, eu tb possa ajudar outras pessoas com o mesmo problema.
Eu tenho um caso seríssimo de fobia de dirigir, tenho me escondido disso nos últimos anos, mas acredito que agora tenha chegado a hora de enfrentar os meus monstros e procurar ajuda.
Em abril de 2007 eu tirei minha primeira habilitação de carro. Sempre fui muito bem nas aulas, sabia exatamente tudo sobre legislação e era boa na prática tb, só que na hora das provas de direção eu simplesmente surtava, me descontrolava totalmente, tanto que esquecia as coisas mais básicas e errava tudo, por isso só consegui passar na quarta tentativa, quando já estava praticamente desistindo de tão desapontada comigo mesma.
Nesse ano peguei pouquíssimas vezes nos carros da minha mãe ou do meu pai (pq não tinha o meu) para passeios rápidos, ou ocasiões especiais. Em 2008 comecei a trabalhar como secretária de um dono de empresa e tinha que fazer todos os serviços externos para ele no carro da empresa, rodava a cidade inteira, o dia todo, bem tranquilo.
No começo de 2009 meu pai me deu um carro (ele deu um carro para o meu irmão qdo ele fez 18 anos, então se sentiu na obrigação comigo tb...) um Corsinha velho, mas lindo que eu me apaixonei. Confesso que foi uma das maiores alegrias que já senti, a sensação de liberdade, de independência. Equipei o carro todo, gastei mto, cuidava dele quase como de um bebê rs.
Até que em agosto de 2009, por muita falta de atenção, eu cruzei um sinal vermelho bem no centro da cidade e por muito pouco não provoquei um acidente horroroso. Na mesma hora encostei o carro e entreguei as chaves para o meu irmão nos levar de volta, eu estava desnorteada, só conseguia pensar que por causa da minha imprudência eu podia ter matado a mim, meu irmão e o Di (que estavam comigo) e os inocentes no outro carro.
Sei que pode parecer besteira, mas aquilo me trouxe um trauma tão grande que eu só pensava que na próxima vez que eu pegasse um carro eu iria causar uma tragédia.
Nos próximos dias tentei pegar o carro de novo, mas eu não conseguia nem nada a partida, só tremia muito e me sentia muito mal. Então, decidida, entreguei as chaves ao meu pai e pedi que ele vendesse o carro para mim.
Ele não fez, achando que logo eu mudaria de ideia, mas não mudei. O carro ficou parado na garagem por mais ou menos 6 meses.
Em janeiro de 2010, o irmão mais velho do Di morreu em um acidente de carro voltando do Reveillon, com 30 anos de idade, deixando uma neném de 1 aninho. Aí sim foi que o trauma me dominou completamente, por um tempo eu não consegui pegar a estrada, nem mesmo como passageira e nem andar dentro de um carro, até mesmo dentro da cidade. Eu sentia o estômago embrulhar só de olhar para o meu carro "abandonado" na garagem.
Em março estava mto atrasada para um compromisso e resolvi pegar o carro novamente. Assim que me sentei no banco e pus as mão no volante, já me veio a sensação "não faz isso, vc vai morrer!"e eu chorei, chorei horrores e não pude nem me mexer. Minha mãe teve que me tirar lá de dentro e me dar um calmante.
Naquele momento percebi que estava doente, aquela sensação não era normal. Meus pais perceberam isso também e acabaram vendendo meu carro para mim, finalmente.
De lá até hj não falamos mto sobre isso, mas eu nunca mais dirigi um carro. Hj superei um pouco o medo de viajar de carro e de andar com outros motoristas, graças ao Di que sempre segura minha mão e tenta me distrair. E graças ao dia a dia tb que tem me obrigado a enfrentar certas situações, já que eu trabalho na zona rural e enfrento quase 50 minutos dentro uma van na estrada algumas vezes na semana.
Nós não temos carro, só a moto do Di, então dirigir é algo com que não preciso lidar nesse momento. Mas agora surgiu a necessidade, por n motivos, de comprarmos um carro e o Di quer que eu dirija também e começou a falar comigo sobre fazer um tratamento.
Pela primeira vez comecei a cogitar essa ideia, afinal essa fobia é algo que me faz mto mal, me faz sentir fraca e o pior, atrapalhar mto minha vida.
Preciso renovar minha habilitação (que já está vencida há quase 1 ano...)mas antes preciso me sentir bem (ou pelo menos normal) com relação a isso. Estou começando a procurar alguns psicólogos do meu plano de saúde e vamos ver no que dá, só sei do que jeito que está, não dá mais para continuar.

Obrigada por me "lerem", manterei-as informadas.

15 comentários:

  1. Flor, passando para desejar um ótimo fim de semana!!
    Beijoo flor
    =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lalah , será que até nisso somos parecidas , muita conhecidência .. hehe
    eu nunca tirei carta , mas até alguns anos atrás tb sonhava em ter o meu carro e minha liberdade , na época ainda estava namorando com o maridão e estavamos voltando da casa dos avós dele ... e por um descuido de terceiros , acamos entrando em um engavetamento em cima do viaduto ... nossa , nunca tinha passado por isso , a unica experiência que tive de "quase morte" foi com um ex namorado em cima de uma moto (por isso não suporto motos até hj) e depois foi essa com o carro ... não foi nada grave , ninguém se machucou , porém o susto foi enorme ... depois desse dia (que fazem extameentes uns 6 anos) eu nunca consegui dirigir nada e luto até hoje para conseguir tomar a decisão de tirar a carteira .
    Como não tenho mais plano de saúde , e no posto aqui perto não existe psicólogo , o jeito é esperar ... hehe ..
    mas veja esses links ... quem sabe te ajuda

    http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/05/entenda-causas-do-medo-de-dirigir-e-saiba-como-supera-lo.html

    http://clinicarmedodedirigir.blogspot.com/

    http://www.ceciliabellina.com.br/

    Alguns artigos são antigos então não estão atualizados , mas acho que serve como pesquisa ... heeh

    Espero ter ajudado e qualquer coisa já sabe ...

    BJ BJ e uma ótima sexta feira !!

    ResponderExcluir
  3. Amore!

    Eu tive um acidente horrível de carro quando completei 18 anos, e tive meio que um medo de pegar o volante também!
    Mas, depois de muita conversa com as pessoas intimas vi que além de bom para mim é necessário, principalmente por causa de acidentes...

    Procure um especialista, com certeza ele irá te ajudar e você sairá bem!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga querida! Nossa, você já tinha dito que tinha esse problema, mas agora contando os detalhes a gente entende o tamanho dele.
    Olha, estou mandando energias positivas pra que você se "cure" logo e que consiga melhorar essas sensações ruins que você tem.
    Beijinhos e quando melhorar, volta e conta pra gente também tá?

    ResponderExcluir
  5. Lalah, querida! Achei super importante vc colocar isso aqui no blog. Pq todo mundo tem algum tipo de trauma, de dor, de medo, e nem sempre sabemos como lidar com isso. E vc foi muito corajosa em se expor, principalmente pq vai poder ajudar muita gente.
    Eu tb tenho meus traumas, e consegui superar o maior deles. E posso te falar de coração: tenha confiança, paciência e persistência. E claro, tenha sempre perto de vc pessoas que te amam, que te ajudam e te apoiam. Nada como o marido, a família e os amigos nessas horas...
    Espero que vc se sinta melhor em relação a tudo isso em breve... Tenha fé, confiança e amor... Isso cura tudo, sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Conversamos segunda ao vivo, ok?!

    Amo vc!

    Beijos da velha consciência!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida tudo bem. bom a unica coisa que posso falar e vc orar muito pedi para Deus tirar esta trauma sobre sua vida, e toda vez que vim aquela voz para você não pegar o carro. Lembre deste versiculo: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
    Isaías 53:4, beijos querida e boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Tenho que confessar um pânico que eu tenho que eh moto!! Não subo em uma por dinheiro nenhum do mundo!!!E proibi meu marido de pegar qualquer carona de moto! Já não gostava e depois que perdi uma pessoa querida em um acidente de moto a coisa soh piorou!! Mas a gente vai superar essas coisas sim! Bjuu p vc

    ResponderExcluir
  9. Lah hoje eu dirijo todo dia por necessidade pq trabalho em outra cidade, mas tb tive um pequeno pânico após sofrer meu 2º acidente e o mesmo só foi curado com tratamento.
    Acho que seria muito viável pq pensa, se um dia vc tiver filho o carro é mto útil amiga !!

    Espero q dê tudo certo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Querida quando você falou que tinha fobia de dirigir não pensei que fosse tão sério.Mas devido ao trauma que sofreu é que voce tem medo.Em mim descobri uma fobia em mim - tenho medo de água.
    Descobri isso quando fui para Araxá nas minhas bodas.Eu fiquei totalmente apavorada quando fomos andar de caiaque e eu estava com medo embora estivesse com colete.
    Eu me sinto muito mal em não saber nadar por isso entrei na natação e ainda tenho medo.
    Mas o melhor a fazer é procurar ajuda.Falar também contribui.
    Torço por você!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  11. Ai linda, procura ajuda mesmo! Essas coisas são sérios, podem desencadear outras mais ainda! Falo porque minha mãe faz tratamento psicológico por traumas de infância, que afetará a vida dela para sempre.

    Algumas pessoas vão te criticar, achar que é frescura, que é pra chamar a atenção. Mas só que passa por isso sabe a dor que é tanto para o afetatdo, quanto pra família.

    Te digo essas palavras de todo coração. Vai e logo!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Larissa. É muito complicado isso. Um acompanhamento psicológico é essencial, muito importante.
    Tenho uma conhecida que tinha um problema parecido com o seu para dirigir, e hoje conseguiu superar. É muito importante esse acompanhamento, essa ajuda. Isso não acontece só com vc. É mais comum que pensa. Tenho certeza que vc vai superar.
    bjo!

    ResponderExcluir
  13. Oi, pela primeira vez por aqui e me deparo com esse post, tão de coração aberto e um verdadeiro desabafo. Se você tem que procurar um tratamento, tem mesmo, porque acho que isso é uma bola de neve e quanto mais cedo cuidar, melhor.
    Te desejo tudo de bom e que você consiga seguir em frente.
    Um belo domingo, beijos
    Sheyla

    ResponderExcluir
  14. Oi Linda, eu tbm tenho carta, mas não tenho muita coragem de dirigir não, ou melhor tenho tanto medo de bater, que acabo só dirigindo na estrada do sítio do meu sogro. Mas sei o quanto seria importante para mim perder este medo e comprar um carro, primeiro porque trabalho longe e moro mais longe ainda do meu noivo. Acho super importante você procurar mesmo ajuda de pessoas especialistas que poderão identificar onde ocorreu o trauma definitivo e quais recursos poderão ser utilizados para vc superá-lo, já que o seu não dirigir não trata-se apenas de um receio, mas sim de um trauma, que te faz mal, e tudo o que nos faz mal deve ser resolvido e jogado para escanteio, faça terapias, converse com mais pessoas que já dirigem, dizem que bater é normal, que vai acontecer, é como cair de bicicleta, o que não pode acontecer é perdermos a vontade de tentar. Meu irmão quando tirou a carta ele bateu em dois carros, chegou em casa, deixou o carro na rua, queria rasgar a carteira, foi horrível hoje ele é um ótimo motorista, mais cuidadoso, e uma pessoa super paciente para ensinar quem está dirigindo. Tenho certeza que logo vc conseguirá superar estes traumas e voltará a andar.

    Beijos, se precisar conversar é só me procurar.

    ResponderExcluir
  15. Lalah, passa no blog que indiquei vc pra um questionário.

    sonhosdeumaperola.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixem um comentário e façam uma blogueira feliz! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...