quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dicas para cuidar de suas plantas!

Quando comecei a mostrar minhas plantinhas aqui, algumas amigas me pediram dicas sobre o cultivo.
Demorou, mas saiu! hehe

Tem quem goste de plantas grandes, outras de flores. Eu gosto de todos os tipos, mas sou apaixonada mesmo em cultivar ervas e condimentos, especialmente pq são mto úteis nas minhas comidinhas!

Mas e aí, qq um pode ter plantas em casa? Lógico que pode, eu por exemplo, nunca tinha posto a mão em planta antes de casar e aprendi mto nesse último ano, então acho que posso dizer que me sai mto bem!
E se eu consegui, vc tb consegue!

Lembrando que aprendi algumas dicas na prática, pesquisando no querido google, outras conversando com profissionais (de hortas/floriculturas) e com uma pessoa com bastante experiência nessa área: minha mãe.

- Antes de comprar sua plantinha, avalie bem o espaço em que ela vai ficar: se pega mto sol, se pega chuva... sabendo dessas informações vc pode pedir sugestões ao profissional que vai te vender, por exemplo "quero uma planta que não precise de mto sol e tal.." e ele indicará as melhores opções.

- Se sua área for pequena preocupe-se em perguntar se a planta cresce muito. Lembre-se que se ela crescer demais, vc terá que trocá-la de vaso futuramente, ou ela morrerá.

- Cuidados tb com o peso dos vasos, especialmente em locais como sacadas_ podem acabar interferindo na estrutura da construção.

- Mesmo que vc não tenha experiência, confie em seus instintos! Mtas vezes recebemos informações equivocadas e precisamos mudar nossas ações antes que a planta morra! Se estiver pegando mto sol e recebendo água _ assim como o funcionário da loja de falou _ e mesmo assim estiver feia e sem vida, experimente trocar, coloque na sombra e ponha menos água... adaptação!

- A Carla me perguntou sobre o cultivo de mudas ou sementes. Eu prefiro plantar a muda do que a semente (com sementes nunca consegue mto progresso). As mudas vc pode comprar prontas ou tirar _ basta fazer um cortue em um galhinho, na diagonal ou retirar um pedaço da raiz e replantar. Não tem segredo!

- Muito cuidado com a terra que vai usar! Até mesmo em supermercados vende um tal de "substrato" mas saiba que a qualidade é ruim, mas dá pra melhorá-la.
Procure esterco pra comprar (coco de vaca/cavalo) é nojento e fede sim, mas não tem fertilizante melhor!

- Uma dica que eu faço e aprendi com mamy é fazer compostagem. Guarde restos orgânicos: cascas de ovos, de frutas, legumes e deixe secar por alguns dias, qdo estiverem bem secas, bata td no multiprocessador até virar um pózinho e esse pó vá incorporando aos poucos na sua terra.

Ah a Suzy me perguntou tb se era melhor ter uma horta em casa ou cultivar em vasos. Eu acho que se vc pode e tem espaço pra ter uma horta é o ideal (é meu sonho rs)! Um local aberto e amplo é sempre melhor pro desenvolvimento das plantas. Mas vc tb pode ter vasinhos, especialmente de plantas mais delicadas que não pode pegar mto sol.

Acho que agora dá pra vcs começarem sua hortinha ou jardim né? Boa sorte! E quero saber notícias!

Quem ainda ficou com dúvidas, é só perguntar!

BJOSSS!!!!

6 comentários:

  1. Eu tô com minha nova tentativa de hortinha, que parece que dessa vez vai dar certo. Tentei plantar as sementes, mas demoravam de brotar e quando brotavam morriam logo... Dessa vez apostei na muda, e estou mantendo firme e forte meus pezinhos de manjericão, hortelã e coentro. As próximas aquisições será salsinha e cebolinha e uma pimenteira linda.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lalah,
    Vou deixar esse seu post salvo pq com certeza vou usar e muitoo

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lalah, seu blo é um arraso. Adorei todas as dicas que vc deu. Tudo anotadinho! Tô te seguindo. Me segue tb. http://thaisejoaoprasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas...


    bju

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ain que lindas.. Adorei as dicas!
    beijoo

    ResponderExcluir
  6. Oi Lalah,
    Adorei a dica, quando estiver na minha casinha vou tentar fazer uma sim.

    Beijos, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir

Deixem um comentário e façam uma blogueira feliz! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...